8 de novembro de 2009

Um significado para o Xaxado

"Xaxado: Expressão forte do cangaço, período da história brasileira marcada pela subversão à ordem ditada pelo coronelismo que vigorava em quase todo território brasileiro, principalmente no nordeste... Sem uma ideologia específica, os bandos de cangaceiros passaram a desafiar o poder dos coronéis e se jogaram nos sertões e nas caatingas impondo novas leis e criando novos modos de vida.

(...) Da dor, fez-se o riso. Na vida angustiante de um bandoleiro surge o Xaxado, um ritmo advindo do contraste entre a alegria e a tristeza, a guerra e a paz, o amor e ódio."

(GONÇALVES, Carlos Cleiton Evangelista. Vida, Morte e Vida de Barra do Juá, Monografia final do Curso de História/UFCG, 2009, pp. 15)







O GRUPO DE XAXADO BANDOLEIROS DE SERTÃO celebra a criação de sua personificação jurídica: agora se torna ASSOCIAÇÃO CULTURAL BANDOLEIROS DO SERTÃO para, oficialmente, promover o resgate da cultura nordestina através do Xaxado.
Através do apoio da Fundação Francisca Fernandes Claudino e da Secretaria Municipal de Cultura de Triunfo - PB, a ACBS trabalha no sentido de criar o SUBLIME XAXADO, o mais novo espetáculo dos BANDOLEIROS DO SERTÃO.

Ninguém perde por esperar!

CONTATOS: (83) 9606 8255